Bicicletorama
O Bicicletorama é um jogo de corrida para 4 pessoas que usa a dualidade entre virtual e real para mostrar o conflito existente nas ruas entre bicicletas e automóveis.
Cada jogador controla a sua bicicletinha virtual enquanto pedala e guia uma bicicleta de verdade. Os objetos posicionados dentro da área de projeção determinarão os obstáculos da pista de corrida e cada jogador deve desviar dos obstáculos a fim de percorrer todo o traçado mais rapidamente.
A metodologia de desenvolvimento utilizada foi transparente e a participação no desenvolvimento do projeto foi aberta a colaboradores e apoiadores.
O projeto se propõe a gerar um espaço de discussão sobre o transporte urbano em torno da bicicleta, ele não só busca aproximar os problemas de forma inovadora como também criar um espaço fértil para novas soluções inovadoras emergirem.
Festival Circo Digital – 21 a 24 de Junho
Festival Circo Digital – 21 a 24 de Junho
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto
Oi Kabum – 23 e 24 de Agosto
Insert – 8 e 9 de Setembro
Diagrama
O Bicicletorama foi desenvolvido em 2 meses por 5 amigos designers/programadores que atuam na área de novas mídias. O projeto é fruto de nossa vontade em expressar nossas ideias a respeito de cidadania e a liberdade criativa que tivemos no desenvolvimento do projeto se traduziu nas diferentes competências aplicadas em várias áreas.
Sustentabilidade
Como usuários do transporte urbano da cidade do Rio de Janeiro e também ciclistas que usam a bicicleta como transporte de casa para o trabalho, conhecemos bem a realidade carioca, a falta de ciclovias nos coloca na rua, por entre os carros onde nossa segurança não é favorecida.
O principal objetivo do Bicicletorama é gerar um espaço para fomentar o amadurecimento sobre o transporte urbano, que é traduzido nos debates descontraídos que acontecem ao redor da pista de corrida por meio do microfone disponibilizado ao público.
Design & Branding
Procuramos fazer um design viável, que não comprometesse a jogabilidade, e isso se traduziu no design minimalista inspirado nos clássicos do vídeo game. Um visual pixelado que responde em tempo real aos estímulos dos jogadores.
A marca e a identidade foram desenvolvidas num processo experimental e contou com o apoio de vários colaborades, todo processo aconteceu virtualmente e de forma transparente, e cada acerto na escolha de cores, tipografia, ilustração foram amadurecidas até tornarem-se um padrão na identidade do projeto.
Esse processo aberto foi necessário para viabilizar a capitação de recursos na compra das bicicletas, suportes e equipamentos tecnológicos que conseguimos graças ao site de crowdfunding Catarse. Nosso projeto teve o apoio de R$ 5.830,00 que foram doados por mais de 100 pessoas.
Criamos uma campanha no facebook bem humorada que viralizou na internet com um conteúdo original, trazendo as pessoas para o site do Catarse, e também levantou a discussão sobre o transporte urbano.
Tecnologia
O projeto é muito desafiante tecnologicamente e não sabiamos se ele seria viável até cada protótipo realizado.
A projeção é mapeada para encaixar com o que é visto pela câmera Miscrosoft Kinect que faz um escaneamento da topografia do chão que irá se tornar a pista de corrida.
As bicicletas reais são conectadas a um microprocessador Arduino que receberá de dois sensores a velocidade do giro da roda e a direção do guidão.
Tudo isso é conectado ao software desenvolvido em c++ usando o OpenFrameworks e a biblioteca de física o Box2D.
Agora que viabilizamos o Bicicletorama e tivemos um retorno muito gratificante das pessoas, queremos tornar o Bicicletorama um produto que possa ser facilmente transportado e montado em diversas cidades para levar o debate junto com a diversão que o projeto proporciona.
Tivemos a oportunidade de falar duas vezes em escolas públicas sobre o desenvolvimento do projeto, e estamos em busca de apoio pois queremos levar o projeto para outras cidades e colaborar com o sonho da bicicleta como uma alternativa sustentável ao automóvel.
Protótipo da Eletrônica na Bicicleta
Protótipo
Protótipo
AUTORES
(Dá esquerda para direita)
Tommy Lindestrom
https://www.facebook.com/tommy.lindestroem
Marlus Araujo
https://www.facebook.com/marlus.araujo
Mario Gesteira
https://www.facebook.com/amarocolas
Carlos de Oliveira Junior
https://www.facebook.com/carlos.oliveira.junior
Harrison Lima Mendonça
https://www.facebook.com/euharrison