Exposição Arte de Código Aberto

A exposição Arte de Código Aberta acontece entre os dias 16 de agosto e 15 de novembro de 2022 no espaço ACT do SESC Tijuca.

Esta exposição foi organizada em dois núcleos: Interativa e Gerativa. No núcleo Interativo, o público é convidado a interagir com o código aberto, mudando a relação entre os dados apresentados, reprogramando-os e experimentando novas apresentações. Já no núcleo de obras gerativas, as obras são formadas no instante da exposição, renovando-se de tempos em tempos, criando imagens inéditas e irrepetíveis.

Ao compartilhar o código que compõe o cerne das imagens, podemos ver como tudo é feito: desde a linguagem na qual a obra foi construída, aos parâmetros e sinais que determinam a estrutura do trabalho: interação acontece de maneira colaborativa, provocando o público a experimentar suas próprias ideias, desvendando possibilidades e descobrindo caminhos.

Essa é uma oportunidade de compreender como operam os programas que influenciam nossa maneira de viver: nas máquinas hospitalares, nas escolas, na mídia, nos celulares, nas redes sociais, modulando nossa emoção, orientando nosso comportamento, presentes em todas as partes do planeta e para além dele, antes, durante e depois de nossas existências. Compreendendo como essas ferramentas operam e funcionam, é possível também imaginar como todas as coisas que nos cercam, visíveis e invisíveis, podem influenciar, orientar e afetar a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Para você que já esteve na exposição e gostaria de aprender mais:

Comunidades brasileiras onde as pessoas costumam dialogar

Aprendizado sobre a história da Programação Criativa


Comentar