Mar Algorítmico
A Cor da Água: Mar Algorítmico
Transparente. Translúcida. Opaca. Reflexiva. Qual é a cor da água?
Nesta instalação, a água é um espelho para a compreensão humana e computacional sobre a cor. Assim como a água, essas percepções estão sempre se transformando.
A instalação e net art The Color of Water: Algorithmic Sea explora a percepção sociotécnica da cor, especialmente como ela é atualizada por meio de sistemas computacionais e seus algoritmos. O mar de cores mostrado na instalação é composto por uma infinidade de cores geradas pelo usuário e inteligência artificial. Essas cores ondulam entre o usuário e os processos algorítmicos do computador. Esta instalação convida você e o algoritmo a ver cores como um fluxo, em oposição a um nome ou valor fixo.
Em 1814, Abraham Gottlob Werner criou gráficos de cores com a ambição de estabelecer um padrão de cor por meio da nomeação de minerais correspondentes. “The Color of Water” (2019-2020), uma obra fotográfica da artista Sarah Schorr, amplia os gráficos de Werner para incluir dimensões feministas, encarnadas e situacionais da cor, adicionando cores metálicas aos seus sistemas. “A Cor da Água: Mar Algorítmico” estende essa investigação, marcando uma colaboração entre Sarah Schorr, o pesquisador Gabriel Pereira e o programador criativo Vamoss.
Por meio desta instalação e de um ensaio digital, não oferecemos uma resposta definitiva para a pergunta sobre qual é a cor da água para um ser humano ou um computador. Em vez disso, buscamos refletir as qualidades inerentes de “parcialidade”, “mudança” e “viés” por meio da coleta crítica, análise e exibição de um mar de cores. Esta instalação convida você e o algoritmo a ver a cor como um fluxo, em oposição a uma variável fixa.
Adicione sua cor ao mar:
https://www.algorithmicsea.com/
Sobre os autores:
Sarah Schorr é uma artista fotográfica, pesquisadora e educadora norte-americana. A fascinação pela luz, pela água e pelos modos de contemplação feminista incorporada permeia seu trabalho. O trabalho de Schorr tem sido amplamente exibido desde sua primeira exposição individual na Yancey Richardson Gallery, em Nova York. Ela foi selecionada para na Terra Foundation Fellowship (2021) e na Munn Artist Fellowship (2022) como artista em residência na Monet House da Versailles Foundation, na França. Recentemente, a imagem de Schorr “ebbtide” recebeu o prêmio do diretor no Griffin Museum of Photography que resultou em uma exposição individual e catálogo em 2023. Em 2020, o trabalho de Schorr foi homenageado pelo Prêmio Julia Margaret Cameron para mulheres fotógrafas na categoria de nu (primeiro prêmio) como parte de uma exposição na Galeria Fotonostrum em Barcelona, Espanha. Schorr gosta de colaborar com outros artistas, escritores e pesquisadores. Seu catálogo de artista, “Borrowed Glitter”, é acompanhado por um ensaio da autora e finalista do prêmio nacional de livro Phyllis Rose. Desde que obteve seu doutorado, a pesquisa da própria Schorr foi publicada em livros e periódicos. Seu livro “The Color of Water”, com palavras de Elizabeth Avedon e Anne Marie Kragh Pahuus acompanhou uma exposição individual (2021) de seu trabalho na Galleri Image em Aarhus, Dinamarca e uma exposição individual (2022) no Northern Photographic Centre em Oulu, Finlândia.
Gabriel Pereira é pesquisador e doutorando na Universidade de Aarhus (Dinamarca). Anteriormente, foi estudante de pós-graduação visitante no Comparative Media Studies no MIT. Sua pesquisa se concentra em estudos críticos de dados, algoritmos de visão computacional e infraestruturas digitais, usando metodologias sociais e artísticas. Seus projetos foram exibidos na 33ª Bienal de Arte de São Paulo, no Van Abbemuseum, no IDFA DocLab, no Itaú Cultural, aarea.co e em revistas/conferências acadêmicas. Ele é pesquisador Residente no Center for Arts, Design and Social Research (CAD+SR).
Vamoss é artista-programador, utiliza o código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa. É Diretor de Tecnologia na SuperUber, onde contribuiu para projetos de museus em todo mundo desde 2011. Carlos é doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ, na linha de Poéticas Interdisciplinares. Formado em Design e mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio, onde engajou com a comunidade de artistas-programadores brasileiros para criar o Encontros Digitais, um espaço de aprendizado em arte e novas tecnologias.