Exposição Museu do Amanhã – Arte de Código Aberto

A exposição Arte de Código Aberta estará no Museu do Amanhã de 09 de janeiro a 21 de abril de 2024. Localizada no Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA – a nova edição da exposição apresenta obras inéditas em formatos imersivos, e oferece recursos de acessbilidade em obras sonoras e táteis, além de conteúdos em libras, audio-descrição e materiais didáticos para crianças e escolas.

Em Arte de Código Aberto, o público é convidado a interagir com as obras de arte computacional a partir do código, reprogramando os trabalhos e experimentando novas variações. O Museu do Amanhã recebe um público diário de 5000 pessoas, e cada uma delas terá a possibilidade criar suas próprias versões do trabalhos apresentados na exposição. Compondo uma grande árvore evolucionária das criações.

Ingressos disponíveis pelo site do Museu do Amanhã.

Ao compartilhar o código que compõe o cerne das imagens, podemos ver como tudo é feito: desde a linguagem na qual a obra foi construída, aos parâmetros e sinais que determinam a estrutura do trabalho: a interação acontece de maneira colaborativa, provocando o público a experimentar suas próprias ideias, desvendando possibilidades e descobrindo caminhos.

Essa é uma oportunidade de compreender como operam os programas que influenciam nossa maneira de viver: nas máquinas hospitalares, nas escolas, na mídia, nos celulares, nas redes sociais, modulando nossa emoção, orientando nosso comportamento, presentes em todas as partes do planeta e para além dele, antes, durante e depois de nossas existências. Compreendendo como essas ferramentas operam e funcionam, é possível também imaginar como todas as coisas que nos cercam, visíveis e invisíveis, podem influenciar, orientar e afetar a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Para você que já esteve na exposição e gostaria de aprender mais:

Comunidades brasileiras onde as pessoas costumam dialogar

Aprendizado sobre a história da Programação Criativa

Saiu na mídia


Comentar